1600V

  • Modelo: Controlador para válvulas motorizadas

Visão geral

Controlador microprocessado, para válvulas motorizadas de três estágios, nos formatos 48x96 e 96x96mm (1/8DIN e 1/4DIN).


Fabricado usando a tecnologia de montagem sobre superfície (SMT), o instrumento oferece uma interface completa ao operador, protegida por uma membrana de Lexan que assegura classe de proteção IP65 ao frontal.


O frontal tem 4 teclas, 2 displays com LEDs verdes, cada um com 4 dígitos, 4 LEDs indicadores vermelhos para as 4 saídas lógicas ou relés e 3 LEDs adicionais que são programáveis para indicar os vários estados operacionais do instrumento.


A entrada principal da variável de processo é universal e tem a possibilidade de conectar muitos tipos de sensores de entrada: termopares, termoresistência, termistor, entradas lineares, potenciômetro, todos com a possibilidade de linearização customizada, que pode ser definida pelas teclas do frontal.


O tipo de entrada é selecionado a partir das teclas do frontal e não são requeridos shunts externos ou adaptadores. Também é disponível uma segunda entrada analógica auxiliar isolada que também pode ser configurada para entrada linear ou potenciômetro para realimentação de posição da válvula.


É possível configurar 2 entradas digitais isoladas disponíveis para seleção de até 4 setpoints locais: partida, parada e reset do timer interno; funções Auto/Man, Loc/Rem; rearme das memórias de alarme; função de retenção da entrada.


O instrumento pode ter até 4 saídas por relés (3A/250V) ou lógicas (12Vdc, 20mA), 2 das quais serão dedicadas às funções de abertura/fechamento da válvula e até 2 saídas analógicas isoladas, de tensão ou corrente. Cada função de cada saída é configurável pelo frontal; as funções disponíveis são: saída de controle (abre/fecha válvula), saída de alarme, saída controlada por temporizador, repetição da entrada digital, retransmissão do valor de processo, setpoints, desvio, setpoint do alarme ou valor lido na comunicação digital.


É disponível uma saída adicional isolada (10 ou 24Vdc, 30mA máx.) para alimentar transmissores ou potenciômetros externos.


A porta opcional de comunicação serial pode ser um loop de corrente, RS232 ou RS485 com protocolo Gefran (Cencal) e Modbus. Utilizando-se estes protocolos pode-se escrever sobre quaisquer parâmetros do instrumento.


São apresentados parâmetros específicos para controle de válvulas, i.e. o tempo de golpe do atuador, o tempo de pulso mínimo, o patamar para intervenção do impulso, a zona morta; também o tipo de controle é configurável com ou sem realimentação do potenciômetro, com algoritmo PD ou PID.


Todos os procedimentos de programação do instrumento são facilitados pelo grupamento dos parâmetros em blocos funcionais (CFG para os parâmetros de controle, Inp para as entradas, Out para as saídas, etc.) e pela possibilidade de selecionar um menu simplificado por entrar nos parâmetros mais usados freqüentemente.


O instrumento também pode selecionar os parâmetros que precisa exibir como função da configuração de hardware, ocultando automaticamente aqueles que não são influentes.


Para simplificar a configuração ainda mais, é disponível um kit de programação para PC que inclui um programa de configuração orientado a menus para o Windows e o cabo necessário para conectar o instrumento.


Descrição

  • Entrada universal configurável pelo frontal
  • Aquisição do sinal de entrada a cada 120ms; resolução de 30.000 pontos
  • Duas saídas de controle: relé, lógica ou analógica com função de Abertura/ Fechamento de válvula
  • 3 alarmes configuráveis
  • 2 saídas analógicas (retransmissão do setpoint)
  • 2 entradas digitais com funções configuráveis
  • Entrada auxiliar para potenciômetro de realimentação da posição válvula
  • Alarme para resistência aberto ou sonda em curto-circuito
  • Self-tuning e Auto-tuning, Soft-start, Man/Auto, setpoint Local/Remoto
  • Ajuste multifuncional, ajuste da rampa e timer

Informe abaixo:

Baixar Dados Técnicos
Solicitar orçamento